HISTÓRICO DA COMPANHIA

·         Filiada à Cooperativa Paulista de Teatro, vem atuando desde 1995. Seu primeiro trabalho foi “Próxima Parada: Paulicéia Desvairada”, escrito e dirigido por Alexandre Kavanji, voltado para o público adolescente. Cumpriu temporada na cidade de São Paulo e interior, além de participar de projetos programados pela Secretaria Municipal de Cultura e circulou por diversos municípios de toda Grande São Paulo.




·         O espetáculo infantil “Brincando na Chuva” foi o segundo trabalho da companhia e seu marco de consolidação. Recebeu o Prêmio Estímulo Flávio Rangel 2000 e esteve em cartaz no Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho, de 24 de março a 21 de maio e no Teatro Paulo Eiró, de 03 de novembro a 16 de dezembro de 2001, a convite da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes, que ocupava aquele espaço. Participou do projeto Circuito Cultural, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo; da Caravana Paulista de Teatro 2002, da Secretaria de Estado da Cultura; do projeto Recreio nas Férias da Secretaria Municipal de Educação nos anos de 2003, 2004 e 2005.



·         “Franz e Strudel, de Pernas pro Ar”, com direção de Gabriel Guimard espetáculo para crianças, participou do Projeto Escola Aberta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e cumpriu temporada no Sesc Vila Mariana, nos meses de Outubro e Novembro de 2003; Apresentou-se em diversos CEUs dentro da programação da Secretaria Municipal de Cultura – Difusão do Teatro Infantil.


·         “A História de Piriléu e Boriléa” com direção de Ednaldo Freire e direção musical de Tato Ficher inaugura uma nova fase da companhia, voltando-se para o público infanto-juvenil e pesquisando a linguagem do teatro popular. Estreou no SESC Vila Mariana em 2005, cumpriu temporada no Teatro União Cultural Brasil Estados Unidos e participou da Mostra SESI de Teatro Infantil. Em novembro e dezembro de 2006 realizou temporada no Teatro Fábrica São Paulo.




·         Em maio de 2007, estreia o espetáculo “As Estripulias de Fígaro”, com direção de Ednaldo Freire e direção musical de Tato Ficher, e cumpriu temporada no Sesc-Ipiranga, além de circular o estado de São Paulo.


Tem projeto selecionado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Estado da Cultura SP (2009) para montagem do espetáculo “Cidade dos Ladrões” Direção Petrônio Nascimento produzido pela Cia Paulicea, que circulou em diversas cidades do estado de São Paulo.

·         No ano de 2009 a Companhia organiza uma ação de formação oferecendo gratuitamente a oficina “Analise do Texto Teatral, ministrada por João das Neves dentro do Instituto Religare.


Em parceria com a Cia. Do Miolo cria o espetáculo “Relampião” com dramaturgia Solange Dias (2012) que circula inicialmente por 16 cidades no estado de São Paulo realizando 40 apresentações gratuitas. E a partir de 2013 participa do FIT São José do Rio Preto, Festival Internacional de Londrina e Festival Internacional de Teatro de Havana/Cuba, além de ser convidado para o Circuito Cultural do Estado de São Paulo, Circuito Sesc de Artes, Mostra de Teatro de Rua de Campinas, Fentep em Presidente Prudente, Teatro nos Parques, Festival de Teatro do Ceará, Festival de Teatro do Espirito Santo e mais uma série de mostras e apresentações pelo Brasil e estado de São Paulo somando mais de 180 apresentações até o ano de 2020. Sendo interrompido pela pandemia. 


·         No ano de 2013 o espetáculo Relampião recebeu juntamente com Barafonda da Cia. São Jorge de Variedades a indicação de melhor espetáculo de Rua e também indicado como melhor trilha sonora e música ao vivo, dirigida por Charles Rasz, juntamente com o Grupo Balangan, através do Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro.




Em novembro de 2016 estreia o espetáculo A Razão Blindada de Arístides Vargas e tradução de João das Neves, com direção Geral de Alexandre Kavanji e direção de elenco Solange Dias e Dudu Oliveira e Cássio Castelan no elenco. O espetáculo teve sua estreia e temporada nas Oficinas Culturais Oswald de Andrade e  seguiu apresentando em cidades com espaços cênicos mantidos por grupos independentes como a Cia. do Nó em Santo André, Cia. da MATILDE em São Caetano do Sul,  Espaço Clariô em Taboão da Serra e Pombas Urbanas em São Paulo. Fez ainda mini temporada na Cia. do Feijão em São Paulo e se apresentou na Funarte BH e em Festivais em 7 Lagoas, Espirito Santo e no Festival Internacional de Havana/Cuba.